Sem categoria

Repita comigo: “vai passar!”

Muitas pessoas quando estão vivendo uma situação pela primeira vez, algo desconhecido, ficam assustadas. Imersas naquela nova realidade, não conseguem enxergar o todo, acabam se frustrando e não conseguem racionalizar. O que era pra ser uma gota vira um copo transbordante.
Eu percebo que isso acontece muito frequentemente na maternidade. Aquele choque de realidade logo que o bebê nasce assusta qualquer pessoa, é muita novidade ao mesmo tempo. Tudo é potencializado, as emoções, as responsabilidades e os medos. E para piorar, a quantidade avassaladora de informações, dicas, relatos, conselhos e ideias é de pirar as melhores cabeças.

Lembro de ter ficado apavorada quando o Daniel nasceu e não pegava o peito corretamente pra mamar. Isso durou 3 ou 4 dias e passou, mas até lá foram dias intensos de muita angústia. 

Mais tarde, quando ele tinha uns 6 meses, começou a só dormir no colo! Que desespero, parecia que eu tinha perdido tudo que conquistei até então. Isso durou umas duas semanas 🙄 Passou. Depois, tivemos outras mil situações novas: introdução alimentar, retorno ao trabalho após a licença maternidade, desmame, aprender a andar, falar, comer sozinho, ir para escola…e por aí vai. Em breve o desfralde, o adeus à chupeta, o leite no copo e não mais na mamadeira, a transição do berço pra cama, as primeiras lições de casa, as festinhas dos amigos da escola, enfim. 

Cada fase nova vem com uma dose de ansiedade, alegria e medo. Mas em tão pouco tempo o que aprendi que mais tem feito sentido pra mim é que tudo, absolutamente tudo passa. Mesmo que a situação em si não mude, a forma como a gente lida com ela passa. Por isso não vale a pena se entregar ao sofrimento, a ansiedade e ao medo. Apesar de legítimos, eles podem se tornar uma arapuca para tirar nossa alegria de viver a maternidade como ela é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s